Conheça o Assunção

A Congregação das Religiosas da Assunção de Nossa Senhora tem sua origem em Paris, França. A Fundadora da Congregação, Anna Eugenia Milleret de Brou (Santa Maria Eugênia de Jesus) fundou a Congregação em 1839 e o primeiro Colégio Assunção abriu suas portas em Paris para as primeiras alunas no ano de 1841. Em 1911 estabelece-se o primeiro Colégio Assunção no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 1933 a Congregação das Religiosas Assunção acolheu o convite para fundar um Colégio em São Paulo. A pedra fundamental foi lançada no dia 6 de fevereiro de 1934 e inaugurado em 1935. ​

O edifício do colégio foi projetado pelo arquiteto Augusto Lindenberg, em estilo romano. Toda a construção é ampla e o pátio interno, descoberto, é rodeado de longos corredores em arcos. ​

As salas de aula do Colégio Assunção têm recebido e educado, ao longo destes 85 anos, crianças e jovens, além de São Paulo, de vários estados do Brasil e de  outros países.

A princípio uma escola exclusiva para meninas, com a evolução dos tempos abriu suas portas aos meninos.

Muitos textos, plantas arquitetônicas, fotos, objetos e documentos foram preservados pelas Religiosas da Assunção, e todo este acervo histórico está organizado no Memorial Assunção, que se constitui em espaço para aprendizagem dos alunos e poderá ser visitado, mediante agendamento.

Ser Assunção é acreditar que a mudança só ocorre por meio da Educação. Para que a Educação seja significativa, uma rede de conexões precisa provocar o indivíduo. Entende-se por indivíduo, todos aqueles que estão envolvidos diante do processo de aprendizagem, alunos, professores, funcionários e comunidade. “A Educação na Assunção é um processo de libertação para a pessoa humana e para a transformação da sociedade” – Santa Maria Eugênia.

Ser Assunção é acreditar que há muito a ser feito e que fazemos mais e melhor quando estamos juntos com o outro.

Alameda Lorena, 665 - Jardim Paulista - SP

11 3887-0407

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram