Ensino Fundamental - Anos Finais

Os anos finais do Ensino Fundamental é caracterizado por uma série de transformações – biológicas, psicológicas, sociais e emocionais - na vida do educando. Sendo assim, o aluno tem maior capacidade de abstração e autonomia, o que proporciona uma ampliação das descobertas em relação a si mesmo e às interações sociais.

Cremos em uma aprendizagem significativa e contínua, uma vez que a criança explora as oportunidades que lhe são ofertadas e se desenvolve ao longo do processo. Para que isso ocorra, o educador, dos diferentes componentes curriculares, atua como mediador, proporcionando desafios e reflexões a cada aluno, respeitando o desenvolvimento individual de cada um.

Ao longo dos últimos quatro anos do segmento em questão, o desenvolvimento de habilidades e competências (propostas pela BNCC) ocorre por meio de vivências e atividades significativas, proporcionando ao aluno responder ao meio de uma maneira crítica, propositiva e ética diante dos conflitos de seu tempo.

A construção do conhecimento se dá por meio da reflexão e compreensão dos processos e fenômenos estudados em cada componente curricular de maneira aprofundada e significativa, possibilitando o comprometimento com o nosso tempo, bem como com a formação de homens e mulheres para o tempo em questão.

A educação na Assunção é transformadora, pois permite às pessoas descobrirem a verdadeira vocação para se comprometerem com a transformação pessoal e da sociedade.

3.png